Mês da Cultura Independente promove eventos em toda a cidade no mês de setembro

Setembro é o Mês da Cultura Independente em São Paulo, MIC – SP. De sábado (06) até o final do mês, a cidade inteira será ocupada por manifestações culturais de música, cinema, dança, literatura e artes visuais.

Há oito anos, enquanto era comemorada a independência do Brasil, artistas sem contrato criaram um grande festival com a intenção de abrir espaço para o seu trabalho. Atualmente o Mês da Cultura Independente promove novas experiências culturais também com cursos, oficinas, palestras, debates e outros tipos de encontros.

A segunda edição da megafesta SP Na Rua abre o evento este ano, ocupando as ruas do centro com pistas de dança, palestras, instalações e intervenções artísticas. Tudo gratuito, é só escolher a festa e cair na farra, veja o mapa do SP Na Rua.

metanol coletivo de musica eletrônica apresenta-se no SP Na Rua durante o Mês da Cultura Independente
Coletivo Metanol de música eletrônica na primeira SP Na Rua durante o aniversário de São Paulo em janeiro. Foto: Samuel Esteves

Entre as atrações musicais ao longo de todo o Mês da Cultura Independente em São Paulo estão o afrobeat do nigeriano Sean Kuti, filho de Fela Kuti, tocando com a banda do pai, a Egypt 80; a Retrovirus de Lydia Lunch, uma das maiores representantes da cena underground de Nova York nos anos 70; Vapors of Morphine, power trio formado pelos sobreviventes do Morphine, Dana Colley e Jerome Deupree, além de Jeremy Lyons; Arrigo Barnabé, em espetáculo que homenageia o compositor Lupicínio Rodrigues; Céu com o show “Catch a Fire”, em que canta todas as canções do célebre LP de Bob Marley; e Emicida, com o show “O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui”.

Nas madrugadas de sábado para domingo, ao longo de todo o Mês da Cultura Independente, entre 0h e 5h, o Parque Ibirapuera recebe o Sarau da Madrugada. Evento que promove apresentações de saraus e batalhas poéticas, através da participação de diversos coletivos. O Centro Cultural São Paulo e a Galeria Olido exibem as sessões do Cinema Bit – Mostra Internacional de Cinema Digital que apresenta produções com financiamento coletivo. Em mais uma praça cinematográfica, o inusitado Cinetério leva ao Cemitério da Consolação os Clássicos do Horror Brasileiro na madrugada do sábado 13.

cinetério da voodoohop no Mês da Cultura Independente
Foto: Nayara Ruiz/Fundação Cásper Líbero

Durante, o CoCidade, o Mês da Cultura Independente em São Paulo abre 10 dias para o fomento de projetos colaborativos. Ao longo de todas as atividades previstas para este evento dentro do evento, o CoCidade pretende mapear e construir um banco de dados com iniciativas colaborativas, para facilitar a articulação entre produtores e espaços interessados. A Biblioteca Pública Alceu Amoroso de Lima sedia o 3º Econtro de Literatura Divergente com mesas de discussão, oficinas, feira de livros e saraus, onde escritores apresentam suas obras.

Duas peças do Grupo Oficina Uzyna Uzona conferem prestígio ao Mês da Cultura Independente ao apresentarem os musicais “Cacilda!!! A Rainha Decapitada” e “Walmor y Cacilda 64 – Robogolpe”. Ambos escritos e dirigidos por Zé Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond sobre momentos distintos da vida da atriz Cacilda Becker.

Serviço Mês da Cultura Independente em São Paulo MIC – SP:

De 6 a 30 de setembro em 53 locais diferentes

Todas as atrações são gratuitas ou têm preço simbólico (alguns locais estão sujeitos a lotação da casa)

Consulte a programação completa e os espaços participantes no site do Mês da Cultura Independente

Festa de abertura SP Na Rua – sábado, 6, a partir das 22h, Grátis

Entre R. Líbero Badaró e R. Boa Vista

 

 

 

 

Foto da capa: Divulgação/Laurence Trille

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img