Mercado de Pinheiros foi o local escolhido pela Prefeitura de São Paulo para promover os ingredientes da cultura brasileira. Ação conjunta com o Instituto ATÁ, de Alex Atala, disponibiliza no local ingredientes oriundos da região Amazônica, do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica.
Em espaço cedido pela prefeitura dentro do Mercado de Pinheiros, são comercializados ingredientes oriundos dos biomas brasileiros e servidos pratos para consumo imediato, com cardápio simplificado e cuidadoso. Além disso, são ministrados regularmente cursos, degustações e manifestações artísticas no local.
O Instituto ATÁ defende a revisão da relação do homem com o alimento. Partindo da alta culinária praticada pelo chefe Alex Atala, veio a necessidade de realizar o caminho inverso. A proposta é repensar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir e o produzir da natureza. Com isso, a iniciativa pretende valorizar não só o prato final, mas toda a cadeia produtiva. Fortalecendo uma produção sustentável para o ambiente e para o agricultor, que geralmente são os elos mais prejudicados da cadeia.
Tendo isto em mente, o Instituto ATÁ oferece também no Mercado de Pinheiros diversas atividades de formação e inclusão socioeducativas, como oficinas gastronômicas sobre produção, beneficiamento e preparo de alimentos com produtores, chefes e outros profissionais ligados às cadeias produtivas abordadas pelo projeto. Apesar de pretender uma alimentação sustentável, o Instituto vai de encontro ao que muitas outras ideologias similares propagam ao defender o consumo da carne. Segundo os idealizadores, é possível produzir hoje uma carne amiga do meio ambiente, diminuindo em mais de 50% as áreas de pastagem e produzindo a mesma quantidade de bois no Brasil.

Acomodados em cinco boxes, profissionais informam sobre a proposta do projeto, o perfil dos produtores e as características dos produtos e de suas regiões. Com isso, a intenção é aproximar não só ingredientes nacionais muitas vezes desconhecidos dos próprios brasileiros, como principalmente levar culturas pouco populares para um centro cosmopolita. São Paulo é reconhecida pela sua alta miscigenação, portanto, nada mais lógico do que valorizar essa diversidade concentrando símbolos das mais diversas culturas no Mercado de Pinheiros.
Serviço Mercado de Pinheiros
Horário de Funcionamento
De segunda a sábado, das 8h às 18h
Endereço
R. Pedro Cristi, 31-71
Pinheiros – São Paulo/SP