jul 17, 2014 Bem Estar, Estética, Saúde, Tratamento e Prevenção
Problema comum enfrentado por homens e mulheres, as varizes deixaram de ser apenas um empecilho estético. Problemas de pele, dores, inchaços e sangramentos são algumas das complicações enfrentadas por quem sofre com os vasinhos. Com maior frequência, aparecem em pessoas com idade acima de 70 anos e, por isso, a procura por tratamento das varizes não pode ser tardio.
A doença é caracterizada pela dilatação e deformação das veias, que ganham uma coloração azulada. O surgimento das mesmas é desencadeado por diversos fatores que, ao contrário da predisposição familiar, podem ser rebatidas com mudança de hábitos ou com a procura por tratamentos para varizes. O constante uso de anticoncepcionais e frequentes reposições hormonais são considerados grandes vilões, assim como durante a gestação e os períodos de menstruação, em que o organismo da mulher se encontra mais favorável para a formação dos vasinhos. Pessoas que precisam ficar horas em uma mesma posição também estão no grupo de risco.
Além da presença das veias azuladas nas pernas, as varizes se manifestam com vários outros sintomas, como sensação de queimação nas pernas e nos pés; inchaço nos tornozelos, coceira, fadiga e câimbras. Como o incômodo é muito grande, a melhor saída é apostar em medidas preventivas e assim evitar o tratamentos para varizes. Isto é, os cuidados que antecedem o surgimento dos vasinhos podem ser decisivos para que não seja necessário sofrer com eles.
Hábitos como diminuir o sal da dieta, ingestão adequada de água e praticar caminhadas diariamente podem contribuir na prevenção das varizes (andar a pé e subir escadas também contam). Evitar permanecer em uma mesma posição por um longo período também pode contribuir, isso inclui ficar muito tempo de pé ou sentado, assim como se aconselha levantar as pernas várias vezes por dia. Cada uma dessas medidas tem o objetivo de fazer o sangue circular, uma vez que, quando permanecemos parados por muito tempo, o sangue tende a empoçar nas veias e, assim, provoca a deformação nas mesmas.
Caso a doença já tiver se manifestado, existem diversos tratamentos. O uso de meias compressoras pode ajudar a diminuir o inchaço. No entanto, alguns métodos utilizados por especialistas são bastante eficazes e definitivos como a escleroterapia química (na qual se expulsa o sangue das veias afetadas para as veias normais através de injeções) e as cirurgias de varizes (em que são retirados os vasos infeccionados). Após tratadas, as varizes não tem tendência a aparecer novamente, porém, é possível que vasinhos se formem no lugar. Nesse caso, as medidas preventivas são o melhor tratamento para as varizes.
Fonte: http://www.esteticas.com.br/