fev 22, 2019 Museus, Parques, Passeios, Slider, Turismo
Andar a pé pela cidade de SP talvez seja algo que muitas pessoas não valorizam, mas que, sem dúvidas, proporciona uma compreensão da capital muito mais interessante que de dentro de um carro. Perto da Linha 3-Vermelha do metrô, as opções de passeio são diversas.
Ligando as extremidades Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, a linha oferece um leque de oportunidades incríveis.
O local é uma referência cultural para os paulistanos e um centro de atividades direcionadas ao turismo. Para quem não conhece, o Pátio do Colégio foi a primeira construção da Cidade e também marcou seu nascimento.
O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas.
Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, entrou para a História como amante do imperador D. Pedro I. O relacionamento entre os dois durou sete anos, e eles tiveram cinco filhos.
Em 1834, Domitila comprou um sobrado construído na segunda metade do século XVIII, que ficou conhecido como o Solar da Marquesa.
Mas o monarca nunca chegou a visitar o local, pois já havia inclusive abdicado ao trono brasileiro e voltado para Portugal quando Domitila adquiriu a casa.
Depois da morte de Domitila, o Solar chegou a ser usado como palácio episcopal e sede de companhias de gás. Hoje abriga parte do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, com mobília e utensílios domésticos, além de fotos antigas e paredes de taipa de pilão, usando diversas técnicas.
Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista.
Reformado em maio de 2009 com projeto de Ruy Ohtake, o cinema foi reaberto pela PlayArte e recebeu o nome de Multiplex PlayArte Marabá.
A empresa transformou a área em espaço com uma das maiores salas de cinema do Brasil, sem perder o charme histórico. São cinco: três no formato stadium e duas convencionais.