dez 11, 2013 Turismo
O Largo São Francisco recebeu este nome, pois foi o local cedido pela Camâra Municipal aos frades franciscanos provenientes da Bahia em 1642. Sede do Convento de São Francisco a partir de 1647, o largo é um dos mais expressivos e antigos conjuntos da arquitetura religiosa da cidade de São Paulo.
Situado no centro da cidade, é conhecido por ser sede de duas importantes faculdades: a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
No Largo também estão localizadas duas igrejas: a Igreja de São Francisco e a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco, cada uma pertencente a uma ordem diferente da congregação franciscana. Além disso, o local é conhecido como o marco zero de uma das mais importantes avenidas da capital paulista, a Brigadeiro Luís Antônio.
A Igreja de São Francisco começou a ser construída em 1642. Inaugurada em 1647, destacam-se sua estrutura em taipa de pilão e suas paredes de 1,5 metros de espessura. Reformas no século XVIII dotaram características barrocas até que, em 1884, a fachada foi modificada e a entrada central foi aberta.
Seu interior conta a história dos padres franciscanos em imagens, inclusive com algumas obras portuguesas e de grande valor como a de São Francisco, considerada a mais bela de um convento franciscano no país. Também é possível admirar pinturas da Virgem e de São Benedito.
O Convento de São Francisco fez parte do complexo até 1827, quando deu lugar à Faculdade de Direito. O edifício foi demolido em 1930, dando espaço a uma nova construção, concluída em 1934. Essa faculdade conta com uma biblioteca aberta ao público e cerca de 300 mil títulos, alguns escritos por ex-alunos ilustres como Monteiro Lobato, Castro Alves, Álvares de Azevedo e Rui Barbosa.
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é uma escola de negócios fundada em 02 de junho de 1902 e detém a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil obtida em 1915. A instituição também foi a primeira a abrir os cursos de Economia (1934) e Contabilidade (1939) no país.
Quem visita o Largo São Francisco, além de aproveitar a arquitetura barroca do local, pode conhecer o acervo da Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco. A pequena capela fundada no interior da igreja de São Francisco cresceu e tornou-se uma igreja independente em 1787.
O espaço contém estátuas de santos e documentos do século XVIII, castiçais banhados em ouro e pinturas em telas e nos forros. Os altares da igreja são folheados a ouro e as estátuas ressaltam diversas fases do período barroco. Outro destaque são as pinturas de José Patrício da Silva Manso que demonstram passagens da vida de São Francisco.
Curiosidades:
– Todo dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a congregação franciscana distribui 100 mil pães à população pobre como forma de manter uma velha tradição.
– O termo largo nada mais é que um espaço deixado no mapa urbano para criar uma perspectiva para vultosos edifícios. Quase todas as praças do Centro de São Paulo originaram-se de largos.
Onde: Centro de São Paulo (próximo a Estação da Sé)
Igreja e Convento (atual Faculdade de Direito)
End.: Largo São Francisco, 133
Horário: diariamente, das 7h30 às 20h
Entrada franca
Tel.: (11) 3106-0081
–