nov 24, 2014 Cidades, Notícias
Em 2014, Bauru recebe os Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo. Um evento anual que acontece desde 1936 e que reúne atualmente quase 20 mil participantes de 224 municípios paulista.
Com a perspectiva olímpica em 2016, os Jogos Abertos são uma escola para quem um dia pretende chegar lá. Contudo, entre as 27 modalidades, algumas não são olímpicas, o que torna o evento ainda mais original. Esportes como dama, bocha, malha, capoeira e o biribol, não são oficialmente reconhecidos pela Organização Internacional Olímpica, mas sua inclusão nos Jogos Abertos em Bauru aumenta a diversidade e colabora para sua popularização.
Criado na década de 50 em Birigui, cidade da qual herdou o nome, o Biribol nada mais é do que um jogo de vôlei na piscina. Outra modalidade inusitada é a Malha, introduzida no Brasil pelos portugueses, o esporte é praticado em São Paulo desde 1890. O jogo consiste em acumular o maior número de pontos derrubando pinos com um disco, numa espécie de boliche em que os alvos ficam dentro de um círculo. Derrubar o pino e manter o disco dentro do círculo resulta em oito pontos, quem chegar a 150 primeiro vence. Outra modalidade similar é a Bocha. Esporte popularizado pelos italianos no Rio Grande do Sul que consiste em aproximar as bolas do bolim, a pequena bola que serve de referência. No caso da capoeira, que originalmente não tem caráter competitivo, é analisada a perícia da técnica do capoeirista segundo a cor do cordel, como as faixas no judô.
Mas nem só de atletas aspirantes são compostos os Jogos Abertos em Bauru. Entre os profissionais está o boxeador olímpico Myke Carvalho, que esteve em Atenas, Pequim e Londres. A campeã do salto com vara Fabiana Murer também participa da edição 2014. A Vila Olímpica dos Jogos Abertos de Bauru são os colégios da cidade. Entre as delegações hospedadas está a de São José dos Campos, a maior de todas, com 620 atletas e uma das favoritas ao título. Para alimentar todo mundo são 30 quilos de arroz, 15 de feijão e 100 quilos de carne por refeição.
Visite o site oficial dos Jogos Abertos Bauru 2014