mar 16, 2018 Entretenimento, Exposição, Slider, Turismo
Começa dia 16 de março (sexta-feira), no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a exibição da mostra Hiperfoto – Brasil, do fotógrafo plástico francês Jean-François Rauzier. Sendo o criador da prática que funde fotografias e manipulações digitais inseridas nas próprias imagens, denominada hiperfoto, Rauzier apresenta ao público brasileiro obras detalhistas, com muitas cores e tom surrealista.
Parte do material que Rauzier traz é inédito e além das hiperfotos, também há os hipervídeos, entre os 100 trabalhos que serão expostos. Este projeto faz parte de uma iniciativa que o francófono desenvolveu em muitas outras metrópoles desde 2002. A entrada no CCSP é gratuita e o Hiperfoto – Brasil fica lá até o dia 6 de maio, com horário de visitação sendo das 10h às 20h, entre terças e sextas-feiras (aos fins de semana e feriados o horário é reduzido até as 18h).
Nas palavras do curador da obra, Marc Pottier, “suas fotografias, impressas em formatos enormes, intensificam o mundo sobre o qual ele (Rauzier) lança seu olhar, criando uma espécie de casamento entre o macro e o micro, o virtual e o real. Desta maneira, ele nos mostra uma versão original e excepcional das cidades, das paisagens e dos assuntos que aborda”.
Inaugurado em 1982, é um dos primeiros centros culturais multidisciplinares do Brasil. Local onde o público encontra a oferta de programação e de serviços culturais (de graça ou a preços acessíveis) com a disponibilização de seus espaços e instalações para usufruto da população.
Concebido nos 70, o projeto foi de uma equipe de arquitetos capitaneados por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles, e teve referências de grandes centros culturais multidisciplinares internacionais cotando com uma extensa pesquisa sobre as condições de acesso e proximidade com a cultura da população paulistana.
Veja também: A primeira série original da TNT será sobre a Rua Augusta
O quê?: Hiperfoto – Brasil, individual de Jean-François Rauzier
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Abertura: 15 de março, a partir das 18h
Período expositivo: de 16 de março a 6 de maio
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 20h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Telefone: (11) 3397 4002
Quem: Jean-François Rauzier, nascido em 1952, é um fotógrafo plástico francês. Vive e trabalha em Paris. Ele é o criador da Hiperfotografia.
Veja como foi exposição de Rauzier no Rio de Janeiro no vídeo abaixo: