jan 30, 2014 Brasil, Comportamento, Notícias
O início do ano foi marcado por aglomerações populares em shoppings de São Paulo denominadas de “rolezinhos”. Os passeios em centros comerciais pretendiam ser uma manifestação em busca da igualdade de direitos entre classe média e periferia de transitar em lugares semelhantes e usufruirem das mesmas oportunidades. A nova moda agora é o “isoporzinho”. Inspirada nos cariocas, a turma boêmia de São Paulo, irá fazer a sua versão, no dia 08 de fevereiro, de um evento que protesta contra os preços abusivos cobrados pelos bares da capital paulista.
O primeiro encontro no país com este propósito aconteceu no dia 23 de janeiro, na calçada da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A fórmula do rolé etílico é bem simples: no horário e dia combinados, um grupo de pessoas se reúne em local público, com um isopor recheado de cerveja e gelo e fazem a festa ali mesmo.
Além de economizar no preço da cerveja, ficam de fora gastos como: taxa de 10% sobre serviço, entrada e couvert musical. Segundo os manifestantes cariocas, apesar de ter começado como protesto, a diversão é ultrapassar os limites da mesa e fazer novas amizades.
Os encontros estão sendo combinados pelas redes sociais. O primeiro isoporzinho de São Paulo está programado para dia 08 de fevereiro, sábado, às 16h, na Praça Roosevelt, centro da cidade. Cidades como Porto Alegre, Brasília e Manaus, também tem eventos agendados.