Harry Seidler, precursor da arquitetura moderna no MCB

0
1
harry seidler Arquitetura, arte e design colaborativo

O Museu da Casa Brasileira apresenta exposição sobre o arquiteto Harry Seidler (1923-2006), um dos precursores da arquitetura moderna australiana do século 20. “Arquitetura, arte e design colaborativo” é uma mostra comemorativa dos 90 anos de Seidler.

Com curadoria de Vladimir Belogolovsky e co-curadoria de Wilson Barbosa Neto, a mostra reúne originais, muitos realizados à época dos projetos. Entre eles modelos arquitetônicos, desenhos e esboços, além de maquetes de esculturas, fotografias, filmes e documentos pessoais de Seidler.

A exposição é dividida em três módulos: Casas de Sydney, Torres de Sydney e Além de Sydney. Cada uma das sessões destaca projetos célebres do arquiteto na Austrália e as principais obras desenvolvidas por ele fora do país. Seidler era austríaco e foi o primeiro arquiteto a expressar plenamente os princípios da Bauhaus na Austrália.

centro aquático ian thorpe austrália
Centro Aquático Ian Thorpe, Sydney, Austrália

Especialmente para a passagem pelo Brasil, foram acrescidos documentos e imagens sobre a proximidade entre Harry Seidler e Oscar Niemeyer, revelando a influência do brasileiro em seu trabalho. Em 1948, a caminho da Austrália, Seidler trabalhou no escritório de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro por alguns meses.

casa berman de harry seidler
Casa Berman, New South Wales, Austrália

Em texto de 1994, Harry Seidler destacou: “Durante alguns meses em 1948 eu trabalhei com Niemeyer e observei seu processo criativo, que me pareceu semelhante ao de um pintor ou escultor. Traços, gestos intuitivos, ideias apresentadas de uma maneira que aflige as mentes acostumadas a projetos racionalistas. Mas a suspeita logo some quando posteriormente se percebe como fundamentalmente inatacável é a lógica inerente, a clareza e a plausibilidade estrutural e construtiva de tudo. O talento de Niemeyer nasce, e é parte única integrante do clima, do espírito e imaginário brasileiro”,

No dia 19 de março haverá uma visita especial à exposição com o curador Wilson Barbosa Neto. A participação do público é gratuita.

Foto do topo: Residencial Neue Donau, Viena, Áustria

Exposição “Harry Seidler: Arquitetura, arte e design colaborativo”:

Endereço Museu da Casa Brasileira – MCB:

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705

Jardim Paulistano – São Paulo

Data: até o dia 6 de abril

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 4 (com direito a meia-entrada e gratuito aos domingos e feriados)

Estacionamento pago no local e bicicletário com 20 vagas

Fone: (11) 3032-3727