abr 22, 2014 Notícias
O Governo do Estado de São Paulo lançou este mês o Selo Acessibilidade Comunicacional, que indicará os conteúdos que podem ser compreendidos por quem tem dificudade de comunicação.
O selo será conferido a materiais com pelo menos um elemento de adaptação como legendas, audiodescrição, interpretação em Libras, Braille, dentre outros.
A princípio, o Selo Acessibilidade Comunicacional estará presente em equipamentos culturais do Estado ou apoiados por ele. Posteriormente, o Selo será um ceretificador também de iniciativas particulares.
Confira algumas das obras que inspiraram a iniciativa:
A Biblioteca de São Paulo conta com estrutura e pessoal treinado para facilitar o acesso ao conteúdo, fazem partedo esforço um acervo de audiolivros e obras em Braille. Na Pinacoteca, a Galeria Tátil de Esculturas disponibiliza apreciação de obras por toque pelo público cego.
Espetáculos de dança da primeira edição da Plataforma Internacional Estado de Dança foram acompanhados de audiodescrição das coreografias. O Museu do Futebol, Museu Afro Brasil, Museu Índia Vanuíre e Museu da Língua Portuguesa também dedicam-se a integração das pessoas com deficiência.
No ano passado, a Mostra internacional + SENTIDOS, exibiu espetáculos produzidos por artistas com e sem deficiência, do Brasil e todo mundo. Todas as apresentações tiveram audiodescrição, legendas e LIBRAS.
Os filmes selecionados no Programa de Fomento ao Cinema Paulista, são obrigados a terem cópias com legenda e audiodescrição.