File, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica em 2015 nos aproxima da fronteira da arte coma tecnologia e suscita questões que são ao mesmo tempo contemporâneas e primitivas. O que é arte? E o que é tecnologia?
Veja como foi FILE 2014
Especialmente quando smartphones viram acessórios inseparáveis de todos os dias, por que o despetalar dos girassóis de Van Gogh em um tablet seria considerado arte? No File, instalações multimídias transcendem o limite da arte estática e questionam conhecidas concepções visuais. Na criação da dupla Christin Marczinzik e Thi Binh Mihn Nguyen, os visitantes são convidados a sentar em um balanço e de posse de um óculos 3D são envolvidos por um colorido cenário virtual. A ideia de “Swing”, assim como no projeto japonês “Arart”, que dá movimento ao quadro do pintor holandês, é provocar uma reflexão sobre o caráter estático das obras tradicionais.
Hard Wired from POLYMORF on Vimeo.
LED art installation teaser.
Made By: Marcel van Brakel > POLYMORF & CMD Breda
Frederik Duerinck > Duerinck Productions & CMD Breda
Dominggus Salampessy > CMD Breda
Peter Schmidt > CMD Breda
O mérito do File é tornar o público participante da obra, algumas vezes, fazendo dele vital. Algumas instalações tecnológicas do Festival simplesmente não existem sem o espectador. É o caso, por exemplo, de “Meditation”, da sul-coreana Minha Yang, onde o painel de ondas vermelhas tem seu movimento influenciado pelo corpo de quem está na frente da obra.
File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – gratuito
Até 16 de agosto de 2015
De segunda a domingo das 10h às 20h
Galeria de Arte do Sesi
Endereço: Avenida Paulista 1313, Bela Vista – Telefone: (11) 3146.7405