Nascido em Madri em 1998, o Festival PHotoEspaña desembarcou em São Paulo no Sesc Consolação, no Parque Buenos Aires, na Praça Rotary e inclusive nos pilares do Minhocão, na Rua Amaral Gurgel.
São três mostras diferentes no SESC:
O Ginásio Vermelho da unidade recebe a mostra individual “Autorretratos”, onde são reunidos fotos e vídeos do fotógrafo espanhol Alberto García-Alix, com curadoria de Nicolás Combarro. O material exposto conta a vida do fotógrafo através de autorretratos, desde o final dos anos 1970 até fotografias parciais do corpo, que respondem a diferentes necessidades de expressão do artista.
A mostra coletiva “(Re)presentaciones” reúne 14 fotógrafos, cujas obras transitam por referências tanto conceituais quanto documentais. As séries selecionadas propõem relatos em primeira pessoa que fazem referência a situações ou estados intermediários entre passado e futuro, real e fictício, visível e sugerido. O objetivo é mostrar que a partir da interpretação da realidade é possível descobrir outras realidades e que um grupo homogêneo sob a epígrafe de “fotografia latino-americana” é impossível.
Já no espaço da Área de Convivência, Luis González Palma e Graciela de Oliveira apresentam fotografias de quatro das sete etapas da série “Hierarquias da Intimidade”, desenvolvida entre 2002 e 2007, em que o casal de artistas compartilha ações, textos e cenários extraídos de sua memória e traduzidos em fotografia.
Serviço PHotoEspaña:
Até 25/01
Entrada Gratuita
Das 10h às 21h30
Endereço SESC Consolação:
Rua Dr. Vila Nova, 245
Vila Buarque, São Paulo | CEP: 01222-020
–