Festival da Pimenta exalta diferentes sabores

0
1
costelinha de porco com pimenta coreana em Portal da Coreia no festival da pimenta

Os restaurantes de São Paulo reúnem-se pela quarta vez para realizar o Festival da Pimenta. A explosão de sabor inclui todas as variedades da fruta e tem até manifesto.

pimenta dedo-de-moça recheada servida no festival da pimenta
Pimenta dedo-de-moça empanada e recheada com carne seca e requeijão. Aconchego Carioca (Al. Jaú, 1.372 – Jardim Paulista) Foto: André Clemente

 

De 29 de maio até 8 de junho, 12 restaurantes incluirão em seus cardápios receitas que valorizem os mais diferentes sabores da pimenta. Para Hugo Delgado, um dos idealizadores do festival, a pimenta é acima de tudo um pavio. O despertador de um algo a mais que atiça sentidos e emoções. Mais do que fogo, a pimenta perfuma, pontua, adocica e até defuma. Tudo para deixar claro que o Festival da Pimenta guarda muito mais do ardência na boca.

As semelhanças da pimenta com a alma brasileira, alegre e motivadora, está na receita genuinamente brasileira de caldinho de tucupi, com peixe e pimenta amazônica murupi. Criada pela chef Flávia Marioto, o prato é um dos seis integrantes do Festival da Pimenta servidos no Restaurante Condessa (R. João Lourenço, 367 – Vila Nova Conceição).

caldo de tucupi com pimenta amazonica de murupi em festival da pimenta
Caldo de tucupi com pimenta amazonica de murupi em festival da pimenta

 

Além de levar ao público diversas formas de preparo da especiaria, a organização também pensou em ações que contribuissem para que a população conhecesse mais sobre a pimenta. Durante o Festival da Pimenta chefs e mestres pimenteiros discorrerão sobre o tema em aulas especiais.

As informações são do Jornal Folha de São Paulo e a programação completa do Festival da Pimenta pode ser encontrada no Guia da Folha.