ago 29, 2018 Entretenimento, Espetáculos, Exposição, Feiras e eventos, Slider
O mega evento Festival da Cultura Paulista em Valinhos que será realizado entre os dias 19 e 27 de setembro, comemorará a 19ª edição contemplando a herança e identidade cultural provenientes de 160 municípios do Estado. Serão 9 dias consecutivos e 12 horas diárias de festa com entrada gratuita e expectativa de atrair um público de meio milhão de pessoas.
Com uma programação diferenciada a cada dia, o Revelando oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas.
Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, nos espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos países imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe, entre outras.
Uma grande e diversificada mostra da produção artesanal tradicional que se observa em todas as regiões do Estado, poderá ser vista do Revelando SP.
Os trançados e palhas estão presentes em muitos municípios que integram no Revelando. Em cada trabalho realizado pelos artesãos, está presente o aprendizado transmitido de geração à geração, avós, pais e netos apresentam a melhor técnica de transformar palha de milho, fibra de bananeira e cipóem bolsas, cestarias, instrumentos musicais, jogos americanos, peneiras, porta-trecos, gaveteiros, bonecos, presépios, esteiras, tapetes, chinelos.
Trabalhadas por mãos diferentes e conservando sua identidade, a grande Mostra de artesanato no Revelando também apresenta as peças de Cerâmicas.
Do artesão de extremo detalhismo ao que preserva suas matrizes indígenas, no Festival é possível vivenciar a transformação do barro e da argila em objetos de decoração, panelas, vasos, pratos, copos, gamelas e imagens sacras.
Serão 60 espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado, com culinaristas produzindo os doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”.
Os pratos são de dar água na boca e chamam a atenção do público, muitos, pelos nomes curiosos. Entre os destaques, o Buraco Quente, com duas receitas diferentes, trazidas pelos municípios de Mairiporã e Pariquera-Açu.
A tradicional Cavalhada de São Pedro de Catuçaba, de São Luiz do Paraitinga ocorre em Valinhos. Com mais de 150 anos de tradição este folguedo é mantido há gerações pelas famílias da cidade.
A celebração portuguesa tradicional representa a guerra entre os mouros e os cristãos. A história registra que a Rainha Isabel decretou, no século XIII, que toda a festa do Divino deveria ter apresentações de cavalhadas, como símbolo do cristianismo.
O espaço retoma a memória de brincadeiras de rua e brinquedos feitos artesanalmente. A experiência é inovadora: desde o toque com diferentes texturas até o modo de brincar como novas dinâmicas de grupo.
No local, as crianças poderão conhecer brincadeiras dos tempos de seus pais e avós, como, por exemplo, peão, bonecas de pano, “cinco marias”, cavalinho de madeira e pega-pega.
O Festival da Cultura Paulista em Valinhos 2018 abre o espaço para o diálogo, bem como para o compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional, da Cultura de Paz e da relação do homem com o meio ambiente.