jul 04, 2016 Entretenimento, Feiras e eventos, Parques, Turismo
Entre os dias 5 e 7 de agosto, vai acontecer a 38ª edição da Festa das Cerejeiras, no Parque do Carmo. É uma celebração a imigração japonesa na cidade.
A árvore cerejeira é considerada um símbolo do Japão. Nos meses de julho e agosto os quatro mil exemplares florescem no Parque do Carmo. Isso leva à comunidade japonesa a praticar a antiga prática conhecida como hanami, que significa “contemplar as flores”, onde eles se sentam sob as árvores e assistem enquanto o vento sopra as pétalas. Isso dura apenas alguns dias é considerado um espetáculo da natureza.
Durante a Festa das Cerejeiras também acontecerão muitas apresentações e shows da cultura japonesa, e também será servida tradicional culinária japonesa em piqueniques em meio as árvores.
A Festa das Cerejeiras acontece anualmente desde 1978, e é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
Localizado na zona leste de São Paulo, no bairro Itaquera, o Parque do Carmo é o segundo maior parque urbano da cidade e um dos maiores da região metropolitana. Conta com uma reserva da Mata Atlântica e vasta fauna e flora.
O parque se localiza na antiga propriedade de Oscar Americano de Caldas Filho, e foram mantidos o prédio sede (em estilo colonial), os lagos e o jardim. Também fazem parte da estrutura o Museu do Meio Ambiente, estacionamento, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de corrida, playgrounds, quiosques, churrasqueiras e outros.
Outro destaque do Parque do Carmo é o Bosque das Cerejeiras, que fica junto ao monumento à imigração japonesa, e é onde acontece a Festa das Cerejeiras. O bosque foi plantado pelos imigrantes nos anos 70, como uma maneira de lembrar sua terra natal.
38ª Festa das Cerejeiras
Data: 5, 6 e 7 de agosto.
Horário: Sexta: 12 às 17h;
Sábado e domingo: 9 às 17h;
Local: Parque do Carmo, portão 3
Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/n, Itaquera.