A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, popularmente conhecida por Feirinha da Liberdade, localizada na praça e no bairro de mesmo nome, foi inaugurada em 1975, com o objetivo de expor trabalhos dos imigrantes orientais e mostrar um pouco mais da cultura japonesa para o público brasileiro.
Com o passar dos anos, a feirinha se tornou um local que abriga não apenas orientais, mas artesãos de várias nacionalidades. Além de produtos típicos da cultura japonesa, entre as 45 barracas é possível encontrar sabonetes, velas, artigos em couro, bijuterias, plantas e objetos de decoração.
A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade é a entidade que congrega os lojistas do bairro e organiza a Feira. Durante o ano são promovidos diversos eventos culturais, como campeonatos de sumô, apresentações de danças típicas e festivais.
O setor de alimentação é um dos mais freqüentados e apresenta uma grande variedade de opções, promovendo um encontro entre as culinárias chinesa, japonesa e brasileira. São oferecidos yakisobas, tempurás, sushis de vários tipos, sashimis, bolinhos de peixes, guiozá, entre outros pratos diversos, no local.
A Feira da Liberdade possui um calendário de eventos tradicionais que são incorporados à cultura de São Paulo. O festival Toyo Matsuri é um dos mais importantes por contar com a participação das colônias japonesa e chinesa. O objetivo da festa é agradecer e pedir bênção para o ano que começa. O evento conta com shows de música e dança típica.
Serviço Feirinha da Liberdade:
Endereço: Praça da Liberdade, s/n – Liberdade.
Horário: Sábados, das 9h às 18h e domingos, das 9h às 19h
Estação de Metro: Liberdade
Telefone: (11) 3208 5090
Site: http://www.feiraliberdade.com.br/