jun 22, 2015 Notícias
Fechamento do Minhocão aos sábados prevê mais espaço para convivência e lazer. No último sábado a prefeitura testou a viabilidade de interromper o trânsito no Elevado Costa e Silva (Minhocão) a partir das 15h. De acordo com o secretário, o fechamento do Minhocão poderá ocorrer em outras datas para a continuação dos estudos de impactos viários.
Se o balanço for positivo, o elevado deve passar a ser fechado sempre neste horário. O objetivo é dar mais espaço para os cidadãos desfrutarem da cidade, favorecendo a tolerância e o convívio. O secretário de municipal de transportes Jilmar Tatto garante que é possível ter espaço para pedestre, ciclista, skatista, usuário de ônibus e até usuário de carro. Segundo ele, com cuidado é possível atender a necessidade de todos.
O Minhocão é motivo de debates desde que foi construído. Grande parte da insatisfação está justamente no fato de ele ser mais uma estrutura para os carros que contribui para reduzir os espaço da população. Leia mais: Desativação do Minhocão deve ocorrer até 2029
Tatto declarou que pretende realizar estudos semelhantes em outras vias da cidade, como nas avenidas Sumaré (zona oeste) e dos Patriotas (zona sul) para que munícipes e turistas se apropriem mais da cidade. Apesar de não haver previsão de fechamento do Elevado Costa e Silva no próximo sábado (27/06), a secretaria já alerta para a interrupção do trânsito na Avenida Paulista no domingo, em virtude da inauguração da ciclovia no canteiro central.
Quando houver nova interrupção no Minhocão, a CET recomenda que os veículos provenientes da região leste no sentido da Lapa utilizem a Rua Amaral Gurgel, avenidas São João, Francisco Matarazzo, Duque de Caxias e General Olímpio da Silveira.
Para os automóveis que saem da região Oeste no sentido Penha, a orientação é seguir pela Avenida General Olímpio da Silveira, Praça Marechal Deodoro, ruas das Palmeiras, Sebastião Pereira e Amaral Gurgel, seguindo pela Ligação Leste-Oeste.