out 26, 2018 Entretenimento, Exposição, Parques, Slider
Entre os dias 20 de outubro e 20 de janeiro de 2019, a exposição Raiz fica em cartaz na Oca, no Parque Ibirapuera. Para quem ainda não sabe a respeito, trata-se de uma mostra do artista e ativista chinês Ai Weiwei, que trabalha com escultura, instalações de mídia, fotografia, filme, arquitetura, curadoria e crítica social.
Ai ficou conhecido por retratar e fazer duras críticas aos problemas chineses e chegou, inclusive, a ser preso por isto.
No Brasil, a exposição é voltada à comunidade e é uma das de suas maiores já realizadas.
Entre as obras expostas de Ai, há trabalhos como o “Forever Bicycles”, uma gigantesca escultura de bicicletas instalada do lado de fora do parque, e “Sunflower Seeds”, composta de 100 milhões de sementes de girassol feitas de porcelana por uma comunidade de mulheres em Jingdezhen, no sul da China.
Alguns dos trabalhos mais conhecidos de Ai são grandes instalações que muitas vezes tensionam o mundo contemporâneo e os modos tradicionais chineses de pensamento e produção, como sua obra-prima Dropping a Han Dynasty Urn (Deixando cair uma urna da dinastia Han), um trabalho que mostra o jovem artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2.000 anos, da Dinastia Han, período da história da civilização chinesa.
A ação subversiva e transformadora foi captada e transformada em três imagens que vêm sendo expostas em mostras por todo o mundo. No Brasil, poderá ser vista a versão dela em peças de Lego.
Os ingressos custam 20 reais e as visitas são abertas de terça a sábado, das 11h às 20h; e domingos e feriados, das 11h às 19h.