Está em exposição na Chácara Lane do Museu da Cidade de São Paulo, a mostra “Doação Mário Segall”. Realizada em parceria com o Museu Lasar Segall, a coleção conta ainda com “60 fotografias do acervo” do artista.
Lasar Segall foi um artista lituano que sempre manteve uma relação muito íntima com o Brasil. Tendo exposto por aqui em 1913, mostrou pela primeira vez aos tupiniquins o expressionismo europeu. Segall faleceu em 1957, aos 66 anos, na capital paulista.
Das 110 obras doadas pelo neto do pintor ao Museu da Cidade de São Paulo, 65 foram escolhidas para compor a primeira mostra do acervo. A “Doação Mário Segall” contêm mais de cinco décadas de trabalhos que vão desde o impressionismo até o modernismo. Nascido durante a Belle Époque europeia no pré-guerra, momento de exaltação do impressionismo ao progresso do continente, Lasar Segall passou pela fase expressionista retratando o horror dos conflitos e da perseguição. O artista representou a destruição de sua terra natal Vilna, capital da Lituânia, na série “1917”. Em sua fase modernista, manteve como pano de fundo temas bem brasileiros como as favelas verde e amarelas onde viviam mulatas, prostitutas e marinheiros.
As “60 fotografias do acervo” de Lasar Segall reúnem registros íntimos e profissionais do artista, servindo como guia para a pesquisa sobre sua produção. Esta seção da “Doação Mário Segall” esclarece parte do pensamento visual que permeava a construção da arte do avô. Além disso, as “60 fotografias do acervo” facilitam o trabalho de localização, restauração e autenticação de obras, algumas desconhecidas, auxiliando ainda no reconhecimento de pinturas reelaboradas pelo próprio artista.
Serviço exposição “Doação Mário Segall”:
Até dia 20/8 – fechado às segundas
Entrada gratuita
Museu da Cidade de São Paulo
Chácara Lane
Rua da Consolação, 1024
Telefone: (11) 3129.3361