Exame de bioimpedância para avaliar composição corporal

Antes de começar uma dieta é importante saber a quantidade real de líquidos, gordura e massa muscular do seu corpo. Basear-se só pela medida calculada pela balança pode não trazer os melhores resultados, visto que é necessário conhecer a composição corporal para que a dieta esteja de acordo com o metabolismo de cada pessoa.

O exame de bioimpedância é considerado pelo Conselho Latino Americano de Obesidade um método capaz de realizar a avaliação da composição corporal com exatidão, diagnosticando a quantidade de água, músculo ou gordura no corpo. A partir dele é possível eliminar o que está em excesso e alcançar o equilíbrio corporal, tornando-o assim, uma forte ferramenta para os diagnósticos nutricionais.

O exame atua de forma não invasiva, indolor e de curta duração. Baseado em uma tecnologia capaz de calcular a real porcentagem de massa corpórea e de massa magra, o peso total, a porcentagem de água no organismo, a taxa metabólica basa , o índice de massa corporal, a relação cintura/quadril e valores de impedância de 50kHz.

Esse cálculo acontece por meio da passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência que incide pelo corpo, por meio dos dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito do paciente.

Os eletrodos conseguem identificar o percentual exato de massa magra e massa gorda do paciente, já que a massa magra possui maior quantidade de água e eletrólitos, além de conduzir melhor a corrente elétrica do que a massa gorda.

Para realizar o exame de bioimpedância é necessário seguir algumas recomendações, tais como ingerir, no dia anterior ao exame, no mínimo dois litros de água; não fazer exercícios físicos ou sauna oito horas antes; às 12 horas que antecedem não tomar café ou ingerir bebidas alcoólicas; e um dia antes evitar o uso de medicamentos diuréticos. Para mulheres que estão no período menstrual, pré-menstrual, gestante e pessoas com marca-passo, não é recomendado fazer o exame.

Após os resultados do exame de bioimpedância, o nutricionista poderá elaborar uma dieta adequada ao organismo e as necessidades de cada paciente e indicar alterações e atividades físicas que possam ajudar.

Para maiores informações acesse Exame de Bioimpedância.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img