dez 06, 2013 Comportamento, Homem, Mulher
Um estudo recente do Instituto Avon prova que, ao contrário do que pode parecer, ideias machistas sobre o comportamento adequado das mulheres e a violência doméstica ainda imperam. A pesquisa “Percepções dos homens sobre a violência doméstica contra a mulher” foi realizada com mais de 1.500 pessoas, de 50 municípios de todas as regiões do país. Os homens representavam dois terços dos participantes.
A pesquisa da Avon faz parte da campanha “Fale sem medo – não à violência doméstica”, de nível mundial, que tem por intuito entender quais são as percepções da população sobre violência. Os resultados comprovam que os homens ainda reprovam comportamento ousados e buscam mulheres de comportamento servil.
Alguns resultados da pesquisa:
* 85% dos homens considera inaceitável que as mulher fique bêbada;
* 69% não aprovam que as mulheres saiam com amigos(as) sem a presença do marido;
* 46% não gostam que as mulheres use roupa juta ou decotada;
* 89% dos homens acreditam ser inaceitável que a mulher não cuide das tarefas domésticas.
Em relação à violência doméstica propriamente dita, os resultados do estudo apontam que 16% dos entrevistados afirmam terem sido violentos com sua companheira atual ou com uma ex. Outro dado aponta que 35% dos homens dizem desconhcer a lei Maria da Penha. Entre os entrevistados, 48% deles não apoiam a ideia de que a mulher buque a Delegacia da Mulher caso o homem a obrigue a fazer sexo sem vontade.
Acesse o estudo do Instituto Avon.