Estenose da carótida pode causar derrame

1
1

A estenose da carótida bloqueia as artérias abaixo do maxilar parcial ou totalmente, causadas pelo acumulo de substâncias gordurosas e aderentes, que dificultam a passagem de fluxo sanguíneo ao cérebro, e podem provocar um derrame.

Os sintomas podem variar entre tontura, vista embaçada, vertigem ou zonzeira, dores de cabeça e fraqueza em um lado do corpo.

Para que a estenose de carótida seja identificada é necessário fazer um exame sangue específico de colesterol e triglicerídeos, glicose e doppler carotídeo, que verifica o fluxo de sangue da artéria. Outros exames também são capazes de diagnosticar a estenose como angiografia por ressonância magnética, tomografia computadorizada e cerebral ou da carótida.

A gravidade da doença caracterizará o tipo de tratamento. Quando o estreitamento estiver fechando 50% ou menos das artérias, é possível tratar por meio de medicamentos anticoagulantes que diminuem as chances de derrame.

Em casos mais graves é introduzido um cateter especial a fim de reabrir a artéria. Entretanto quando a artéria estiver obstruída em mais de 70% é necessário fazer a cirurgia endarterectomia que remove o excesso de gordura da carótida.

Saiba mais sobre estenose da carótida.

Comments are closed.