out 08, 2015 Cidades, Notícias
O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) concluiu que o Estado de São Paulo tem a maior média de educação do país. Com 5,1, os municípios paulistas ficaram à frente de Minas Gerais e Santa Catarina.
Na avaliação do IOEB são levados em consideração os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) juntamente com outros fatores como escolaridade dos professores, experiência dos diretores, taxa de atendimento de crianças entre 0 e 6 anos e a jornada de aulas por dia. Entre os 25 municípios mais bem colocados, 10 são paulistas: Novo Horizonte, Paranapuã, Monte Castelo, Birigui, Fartura, Atibaia, Cajobi, Junqueirópolis, Jundiaí e Tupi Paulista. A capital do Estado aparece na 1387ª colocação geral e na 1ª posição entre as capitais.
Surpreendentemente os três primeiros colocados são municípios cearenses: Sobral, Groaíras e Porteiras. No entanto, o Estado do Ceará como um todo ficou em quinto. O pior colocado é o Estado do Pará. Os pesquisadores dizem que um dos motivos para que cidades do interior estejam melhor posicionadas do que as capitais é que nas cidades grandes todos os processos são mais demorados, em razão da grande estrutura que aumenta o número de intermediários na decisão final e acaba reduzindo a velocidade de reação.
Apesar de ter sido criado pelo mesmo inventor do Ideb, o IOEB não é um índice oficial.