dez 10, 2013 Turismo
A Estação Júlio Prestes é uma monumental estação ferroviária, localizada no Centro da cidade de São Paulo. Inaugurada em 1872 e ampliada entre 1926 e 1938, era a estação inicial da Estrada de Ferro Sorocabana, principal rota de transporte de café em São Paulo. Desde 1999, o prédio também é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
A estação original foi inaugurada no dia 10 de julho de 1872 e chamava-se Estação São Paulo. Sua função era transportar sacos de grãos de café do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital. Ficava ao lado da Estação da Luz, o que facilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos.
Com o enriquecendo da cidade e do setor cafeeiro surgiu a necessidade de ampliar a estação. O arquiteto Cristiano Stockler das Neves foi responsável pelo projeto que se iniciou em 1925 e foi concluído apenas em 1938. Inspirada nas estações norte-americanas Grand Central e Pennsylvania a obra foi feita com estrutura de concreto e alvenaria de tijolos, no estilo frânces Luís XVI.
O projeto arquitetônico foi tão fascinante que chegou a ser premiado no III° Congresso Panamericano de Arquitetos em 1927. Ao lado das mansões e grandes edifícios que surgiam em São Paulo, o local era uma mostra do poderio econômico da produção cafeeira do Estado.
No entanto, com a demora para a conclusão da obra, vários fatores levaram o local
ao ostracismo. A era de ouro do café chegou ao seu fim, a bolsa de Nova York sofreu sua grande quebra em 29 e aos poucos o transporte ferroviário foi sendo substituído por carros particulares e ônibus intermunicipais e interestaduais.
Ou seja, os tempos de glória da estação duraram muito pouco. Mas apesar de tudo ela continuou sendo uma obra marcante por sua beleza arquitetônica.
Em 1951, em homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo passou a ser chamada de “Estação Júlio Prestes”. E durante a ditadura militar foi uma das sedes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social).
Em 1990, entretanto, a situação começou a mudar. O governador Mário Covas, atendendo a um pedido do regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo, John Neschling, decidiu converter o antigo jardim da estação em uma sala de concertos, a Sala São Paulo.
Foram dezoito meses de obras que mobilizaram centenas de operários e técnicos para transformar a central da estação em uma das mais belas, modernas e completas salas de concertos do mundo. As demais dependências foram convertidas em escolas de música e o local ainda opera os trens da linha 8 da CPTM.
Endereço: Praça Júlio Prestes, 148 – Santa Cecília – São Paulo – SP. CEP: 01028-000
Telefone: 0800 055 0121
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta das 4h às 00h; sábados até 1h de domingo.
Crédito das Imagens:
Foto do topo: Tuca Vieira
Fachada Estação Júlio Prestes: Vander Dissenha
Interior Sala São Paulo: Rogério Duarte