jan 02, 2014 Turismo
A Estação da Luz é uma estação ferroviária localizada no bairro da Luz que integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa.
A estação foi construída no fim do século XIX com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica. Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada à cidade de São Paulo. Por ali passava o café a ser exportado no porto de Santos e chegavam bens de consumo e de capital importados que abasteciam a cidade.
A estação reflete o momento histórico de sua construção. O poder do café na trajetória de expansão da cidade é evidente. Erguida junto ao Jardim da Luz, sua torre dominou, por décadas, a paisagem central paulistana.
A atual estação foi construída entre 1900 e 2010, no lugar da original Estação da Luz de 1867. Seu projeto é atribuído ao engenheiro inglês Henry Driver, sendo similar à Flinders Street Station, uma estação existente em Melbourne, Austrália.
Nas décadas de 1990 e 2000 passou por uma série de reformas, uma das quais liderada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro Mendes da Rocha, com a ideia de adaptá-la para abrigar o Museu da Língua Portuguesa.
A Estação da Luz possui transferência gratuita com a Estação Luz, das linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô de São Paulo, através de uma passagem subterrânea. É a segunda mais movimentada da rede metro-ferroviária de São Paulo, com uma entrada de 147 mil passageiros por dia, desconsiderando-se a linha a ser utilizada pelo usuário.
Serviço Estação da Luz:
Integração:
Linha 1 – Azul (Norte – Sul)
Linha 4 – Amarela (Butantã – Luz)
Endereço: Av. Prestes Maia, 925
Horário de Funcionamento: Das 4h40 às 00h30.