Está em cartaz na Sala Paissandu da Galeria Olido o espetáculo “Interações“. Uma montagem que discute as danças de salão, em especial o samba de gafieira, incluindo sua relevância cultural, suas regras e seus padrões comportamentais.
Um dos criadores da apresentação baiana define o samba de gafieira como uma dança genuinamente brasileira, com muita alegria e traços de malandragem. Entre os assuntos abordados em “Interações”, está a etiqueta do salão. Dançar é um ato que exige intimidade e que flerta com a sensualidade. Por isso existem limites para preservar o que é da dança e o que é da vida. Fazem parte da interpretação o cavalheirismo, o figurino, o movimento a dois e os bons modos. Billy Blanco escreveu sobre algumas das diretrizes de baile, em sua música “Estatutos da Gafieira”, dizia ele: “Dance a noite inteira, mas dance direito”.
Além disso, “Interações” aborda questões como a condução da mulher. Identificado no espetáculo como um comportamento machista, a intenção é deshierarquizar a dança, propondo um diálogo sensitivo entre dois corpos. Outra barreira quebrada é a que existe entre a plateia e o palco. Com um cenário envolvente, o grupo cria um ambiente de baile e aproxima o público da coreografia, o objetivo é deixar todo mundo com vontade de dançar.
O samba de gafieira do espetáculo “Interações” faz primeira e única apresentação no Teatro Martins Penna no dia 16, e segue para a Sala Paissandu da Galeria Olido, onde será apresentado entre os dias 17 e 20.
Serviço espetáculo “Interações”:
Dia 16 de julho no Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna, Zona Leste às 20h
De 17 a 20 de julho na Galeria Olido – Sala Paissandu, Centro às 20h e domingo às 19h
Grátis (retirada de ingresso uma hora antes)
Endereço:
Centro Cultural Penha
Largo do Rosário, 20
Penha – Leste
Telefone: (11) 2295-9624
Galeria Olido
Avenida São João, 473
República – Centro
Telefone: (11) 3331-8399 / (11) 3397-0171