dez 05, 2018 Comportamento, Serviços, Slider, Turismo
Em São Paulo anda-se muito. E anda-se depressa. E se o seu automóvel também é o seu pé, por que não cuidar dele com uma bela engraxada no sapato com os engraxates de São Paulo?
Os engraxates são ótimos contadores de histórias. Alguns até arriscam seu próprio espetáculo de comédia. Tudo isto nos 15 minutos em que o cliente está ali, sentado, aguardando sapato voltar a ter brilho.
A tradição do engraxate existe desde o comecinho do Século XIX. Em São Paulo, ela acompanha o crescimento da cidade desde sempre.
Nas estações de bonde e de trem, nas praças e nos calçadões do centro, pelas mãos e pelos paninhos dos engraxates passaram os pés de muitos daqueles que fizeram a história da nossa cidade.
Nos tempos do sapatênis, crocs, das “rasteirinhas” e do tênis de corrida, a profissão do engraxate parece que vai desaparecendo aos poucos.
Por que não retomar o hábito de parar por 15 minutos a caminhada insana, na Sé, na Praça Antonio Prado ou na Praça da República, e sair feliz dali com os sapatos bem cuidados e com a história preservada desta atividade tão bonita?