ago 25, 2014 Cidades, Exposição, Turismo
Embu das Artes, a cerca de meia hora da capital, é uma simpática cidade que preserva riquezas históricas, artesanais e artísticas em geral. As atrações vão de arte sacra jesuítica até feira de artesanato com 800 expositores e 30.000 visitantes.
Não é à toa que o sobrenome “das Artes” foi aprovado por mais de 65% da população em referendo de 2011. O segundo nome do município de Embu era tão popular que a mudança foi apenas uma formalidade.
A produção mais antiga de Embu das Artes está no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. Datadas do século 18, destacam-se entre as obras, a imagem do Senhor Morto talhado em uma única peça de madeira e o esquife com leões. As peças foram quase todas produzidas pelos próprios missionários e retratam todas as suas influências, como traços chineses em obras de religiosos que trabalharam na Ásia. Toda essa riqueza centenária está abrigada em um prédio construído entre o fim do século 17 e início do 18 para ser a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a residência dos padres da Companhia de Jesus. Ordem que catequizava os índios de Embu das Artes e região.
Na frente do Museu, artesãos comercializam produtos feitos a mão desde 1969. A Feira de Artesanato de Embu das Artes, que há muito perdeu o status de feirinha, agrega centenas de expositores e uma média de 15.000 turistas por fim de semana. Aos domingos e feriados, com a presença obrigatória dos artistas cadastrados, o espaço abriga 800 expositores, chegando até a 30.000 visitantes em um dia agradável de sol. O Largo dos Jesuítas em Embu das Artes ainda é palco para música, poesia e performances independentes que enriquecem o ambiente.
Outro ponto artisticamente interessante é o Instituto Portucale. No jardim de uma chácara afastada do centro de Embu das Artes encontra-se exposta uma coleção particular com cerca de 560 peças de cerâmica portuguesa dos séculos 18, 19 e 20. As esculturas reunidas ali foram garimpadas até em caçambas de entulho e restauradas no ateliê do próprio Instituto. As visitas devem ser agendadas com antecedência.
Um ótima oportunidade para visitar Embu das Artes é em setembro, durante o Festival de Flores. O evento que celebra a chegada da primavera acontece no Parque do Lago Francisco Rizzo um espaço com 217.000 m². Confira a programação no site oficial de Embu das Artes.
Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e Feira de Artesanato de Embu das Artes
Endereço: Largo dos Jesuítas, 67
Telefone: (11) 4704-2654
Instituto Portucale
Endereço: Estrada Taji Takahashi, 785
Telefone: (11) 4704-4072
Fonte: Veja São Paulo
Foto da capa: Priscila Zambotto