jan 08, 2015 Brasil, Cidades, Notícias
A partir do próximo dia 5 de fevereiro a sacola plástica tradicional não poderá circular mais no comércio de São Paulo. Ainda em outubro do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu derrubar a liminar que autorizava o não cumprimento da lei 15 234, de 2011, que faz com que os mercados paulistanos usem as novas sacolas plásticas.
O novo modelo, que será usado a partir do mês que vem, tem um tamanho um pouco maior e é biodegradável. A nova sacola plástica de São Paulo deve também servir para o descarte de lixo reciclável, no entanto, ela se reserva apenas para o seco. A orientação é que o orgânico – que vai para os aterros – seja despejado em sacos de lixo normais.
A meta, segundo o prefeito Fernando Haddad, é intensificar a coleta seletiva. A Capital Paulista possui hoje duas centrais de coleta. Nelas, é reciclado cerca de 18% do lixo seco. A meta é que, ao fim de sua gestão, esse número passe para pelo menos 25%.
Se as redes de supermercados não estiverem dentro da norma até março – período de adaptação – multas ainda não definidas serão aplicadas. O mesmo vale para a população que não estiver usando a nova sacola plástica de forma correta.