Pessoas que fazem dietas geralmente recuperam o peso depois, especialmente se a dieta foi muito restritiva. Esse emagrecer-engordar é conhecido como efeito sanfona.
As causas para isso são várias. O corpo humano sente qualquer redução de peso como uma redução na sua capacidade calórica, então ele, quando recebe menos alimento do que o normal, tenta compensar isso reduzindo o metabolismo, fazendo você acumular mais calorias mesmo comendo menos. Como as dietas restritivas são difíceis de manter, a tendência é que se você voltar aos hábitos antigos irá recuperar o peso ainda mais rápido.
A falta de exercícios físicos (especialmente os com pesos) deixa o efeito sanfona ainda pior. Quando perdemos peso, perdemos tanto gordura quanto massa muscular, ainda que a última numa escala menor. Se você não repuser o perdido através de exercícios, quando engordar, terá mais gordura do que antes em seu corpo.
As células de gordura também são importantes para entender o efeito sanfona. Quando emagrecemos, nossas células adiposas reduzem seu tamanho, mas permanecem onde estão. Se voltamos a aumentar de peso, além dessas células novas que vão inchar de novo, outras vão nascer. Isso faz com que cada vez que engordamos fica mais difícil emagrecer.
Se você achar que, agora que emagreceu, pode voltar a comer as mesmas coisas que antes, antes que perceba terá recuperado todo o peso. É preciso manter uma dieta balanceada e sem exageiros.
As ditas “dietas da moda” são as piores para o seu organismo. Mesmo com uma redução acentuada no peso em pouco tempo, elas desaceleram seu metabolismo e facilitam o efeito sanfona. Aposte na reeducação alimentar para emagrecer com saúde e de maneira efetiva.
Se você deseja manter o novo peso, exercícios físicos são fundamentais. Exercícios aeróbicos ajudam a queimar a gordura, enquanto exercícios com peso fazem você ganhar massa muscular, ou pelo menos não perder durante as dietas.
Saiba mais sobre o efeito sanfona.