Projetado em 1924, pelo seu idealizador o italiano Giuseppe Martinelli, o Edifício Martinelli simbolizou o progresso da cidade de São Paulo. Foi construído por mais de 600 operários entre 1924 e 1929. O projeto inicial previa apenas 20 andares.
Veja também: Heineken Upon the Roof, festa no terraço
Localizado entre a Avenida São João e as Ruas São Bento e Libero Badaró e, consequentemente, possuindo três entradas principais, o Edifício Martinelli atingiu o objetivo inicial de Giuseppe, que era erguer a construção em até 30 andares. A obra prometia uma grande polêmica, tendo em vista que nessa época um prédio de dez andares na cidade era considerado muito alto, sendo raros os prédios que possuíam mais de cinco andares. Logo, um prédio com a previsão de alcançar a barreira dos 100 metros de altura em uma estrutura igualmente larga, marcaria uma transição para a era dos arranha-céus.
Em meados dos anos 50, o Edifício Martinelli entrou em fase de degradação extrema, sendo ocupado por moradores de baixa renda e servindo de cenário para alguns famosos crimes da época. Já em 1975, foi desapropriado pela prefeitura e totalmente reformado pelo então prefeito Olavo Setúbal. Após isso, o prédio voltou a ser um dos mais relevantes marcos da sociedade paulistana.
Atualmente, abriga as Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento, as empresas Emurb e Cohab – SP, a sede do Sindicato dos Bancários de SP e diversos estabelecimentos comerciais em sua área térrea. Já abrigou o Cine Rosário, algumas barbearias, lojas, uma igreja e o luxuoso Hotel São Bento. Do alto do terraço do 26° andar, é possível ter uma visão panorâmica da cidade, avistando-se as antenas da Avenida Paulista e os outros milhares prédios que hoje compõe a paisagem de São Paulo. O Edifício Martinelli é considerado um dos principais símbolos arquitetônicos do Brasil.
Veja também: Edifício Itália é o segundo prédio mais alto de São Paulo e do Brasil
Turismo Edifício Martinelli:
Horário de abertura: de segunda à sexta das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. Visitas monitoradas somente nos sábados das 9h às 13h.
Endereço: Av. São João, 11 a 65; Rua São Bento, 397 a 413; Rua Libero Badaró, 504 a 518, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3104 – 2477