dez 20, 2016 Bem Estar, Estética, Saúde
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar rapidamente, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A massagem ajuda a reduzir medidas, uma vez que acaba com o inchaço (retenção líquida) e elimina toxinas do corpo, além de oxigenar a pele em curto prazo.
Cada região do corpo pede movimentos diferentes, sempre terminando em algum gânglio linfático. Nas pernas, os movimentos da drenagem linfática vão da perna até a parte posterior do joelho, da coxa até a virilha. Já nos braços e tórax, os movimentos vão a caminho das axilas. Também é possível fazer drenagem linfática no rosto, indo em direção aos gânglios linfáticos do pescoço. O couro cabeludo é outro local que também pode receber a massagem, principalmente na parte alta do crânio e um pouco mais abaixo em direção as têmporas. A drenagem linfática pode ser feita com ajuda de aparelhos da endermologia, que possuem mecanismos de vácuo e rolamento – mas não é tão eficiente quanto a manual, pois nessa o profissional consegue trabalhar mais nas áreas que necessitam maior atenção.
Os benefícios advindos da drenagem linfática são: redução da retenção líquida, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e ativação do metabolismo, facilitando a queima de estoques de gordura do corpo. Recomenda-se que a drenagem linfática seja feita de uma a três vezes por semana, pois a retenção de líquidos retorna dentro de poucos dias – que pode variar conforme o consumo de sódio ou a ingestão correta de fibras.
Pessoas que possuem algum tipo de infecção não são indicadas a fazer a drenagem linfática, porque as células infecciosas podem entrar no sistema linfático e rapidamente se espalhar pelo corpo. Outros casos como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também recebem contraindicação. Para melhores resultados, recomenda-se a adoção de hábitos saudáveis, como a realização de atividade física e uma dieta equilibrada.
Veja também drenagem linfática em Porto Alegre
Veja também drenagem linfática no Rio de Janeiro
Veja também drenagem linfática em São Paulo