Enquanto muitas pessoas fazem reverência às mais novas tecnologias utilizadas pelos estúdios de cinema, o americano Bob Balser, de 87 anos, afirma que “Um desenho feito pelo computador não tem alma”. Balser nada mais é que o diretor da animação Yellow Submarine (O Submarino Amarelo) de 68, inspirada na música homônima dos Beatles que terá exibição no primeiro dia do Anima Mundi São Paulo.
Balser também atuou como diretor em outros trabalhos, como a série dos anos 70 sobre o grupo Jackson 5. No dia 6 de agosto ele participará do Papo Animado, uma palestra que acontece em seguida à exibição de Yellow Submarine na 22ª edição do festival Anima Mundi.
O diretor teria começado sua carreira de animador quando precisava cursar créditos para completar a faculdade, e por falta de opção, escolheu o curso de animação. Quando o convidaram para dirigir o Submarino Amarelo (Yellow Submarine), Balser estava ocioso na carreira, mas ao ver os desenhos psicodélicos de Heinz Edelmann (diretor de arte do longa), encontrou um novo projeto e um visual para o filme.
Balser adianta três partes difíceis na produção de Yellow Submarine: falta de dinheiro, falta de tempo e falta de roteiro. O resto revelará somente na palestra. Ele considera que foi o primeiro filme que quebrou o estilo Disney, com técnicas não utilizadas antes para longas metragens. Mas essa ousadia no emprego de novas técnicas tinha uma margem de segurança bem calculada. Balser diz que utilizá-las era algo que não teria erro, pois sendo um filme sobre os Beatles, o sucesso era certo, o que lhes permitia arriscar.
No final, Balser não gostou de Yellow Submarine. “Passei um ano trabalhando nesse filme e ficou péssimo!”, revela. Apenas muitos anos depois conseguiu gostar da obra que será exibida no Anima Mundi após um processo de restauração.
Serviço palestra Bob Balser de Yellow Submarine no Anima Mundi:
Dia 6 de agosto de 2014
18h – Exibição do filme Yellow Submarine
20h – Papo Animado com Bob Balser
Entrada gratuita
Espaço Itaú de Cinema Augusta
Rua Augusta, 1475- Cerqueira César
Informações: 11 3288-6780
–