fev 10, 2014 Comportamento, Turismo
A São Paulo Turismo, empresa municipal que dá suporte à Secretaria Especial para Assuntos de Turismo da Prefeitura, acaba de lançar na web o Dicionário de Paulistanês. Trata-se de uma compilação bem-humorada e descontraída de palavras, gírias e expressões da cidade, que servirá como guia para turistas e até mesmo moradores.
Até agora o Dicionário de Paulistanês possui mais de 150 palavras acompanhadas de foto, áudio e tradução em inglês. Incluindo exemplos de uso em situações do cotidiano. Além disso, um rico cardápio gastronômico recheado de expressões paulistas explica a diferença das nomenclaturas. Algumas regras ortográficas e fonéticas tentam esclarecer a “Mania de Paulistano” falar. Um exemplo é a supressão do “r” em verbos no infinitivo, como “eliminá” em vez de “eliminar”, ou a discordância verbal, na clássica “Um chopps e dois pastel”.
Os diferentes sotaques de São Paulo, como o italiano do Bixiga, o sírio-libanês da 25 de Março, o coreano do Bom Retiro ou o boliviano do Pari, também podem ser encontrados na seção “Dialetos da Cidade” no Dicionário de Paulistanês.
Os interessados podem contribuir e enviar sugestões de novas palavras, gírias e expressões para que o conteúdo do glossário seja o mais completo possível.
O Dicionário de Paulistanês está disponível em: cidadedesaopaulo.com/paulistanes