fev 11, 2015 Notícias
O Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, deverá ser gradualmente desativado até 2029.
Segundo o texto de parágrafo único do artigo 375 do novo Plano Diretor publicado no Diário Oficial em 1° de agosto do ano passado: “Lei específica deverá ser elaborada determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado no Elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque.” O texto é fruto da conversa da associação Parque Minhocão com vereadores durante a elaboração do novo Plano Diretor e deve virar realidade até 2029.
Concebido na década de 1960, durante a gestão do prefeito Faria Lima, e desengavetado pelo prefeito Paulo Maluf, o Minhocão foi finalizado em 1971. Já na época, era alvo de debates acalorados, algo parecido com o que aconteceu no final do ano passado, em audiência pública na Câmara. Onde três opiniões divergentes deram seus argumentos a favor da manutenção, da criação de um parque ou do desmonte.
Outras três ideias são seguir o molde nova-iorquino de parque suspenso, como o High Line inspirado no Promenade Plantée de Paris; construir um novo Vale do Anhangabaú, um parque em cima do túnel do Minhocão; ou fazer uma ciclovia. A primeira ideia tem como referência o destino dado a um viaduto para trens construído em Nova Iorque em 1929, que nunca foi utilizado. A passarela que conta inclusive com praça de alimentação vai da Rua 12 até a Rua 30 e permite vistas como a da foto abaixo.
Outra alternativa seria colocar em prática o projeto de José Alves e Juliana Corradini, vencedor de um concurso feito em 2006, para revitalizar o Minhocão, a ideia é simples: parque em cima, túnel em baixo. A terceira ideia seria construir uma ciclovia. uma saída interessante, visto que uma das grandes conflitos entre motoristas e governo é a diminuição da pista útil dos carros para criação de ciclovias.
Certo é que muita água correrá por debaixo dessa ponte, ou melhor, muito carro passará por esse Minhocão até que a tal “lei específica” citada no Plano Diretor seja criada.