Dermatologia trata da pele e dos anexos cutâneos

A pele é o maior órgão do corpo humano. A especialidade médica que se ocupa em diagnosticá-la e tratá-la é a dermatologia. Dermatovenereologia é a outra denominação que recebe, por atuar no contexto das doenças sexualmente transmissíveis (doenças venéreas).

O profissional desta área é o dermatologista, sendo esse o responsável em diagnosticar, tratar e prevenir as doenças de pele em adultos e crianças. Essa especialidade também engloba as doenças nos anexos cutâneos: cabelos, unhas, mucosas e do tecido subcutâneo (tecido gorduroso).

Para que o médico possa atuar como dermatologista é preciso, além dos seis anos de graduação em medicina, uma pós-graduação e, ainda, um período de residência na área de dermatologia por dois anos, em qualquer instituição de saúde, ou realizar um estágio de três anos em uma instituição reconhecida.

Áreas em que a dermatologia atua

Por abranger diversas áreas do corpo, a dermatologia possui diferentes atuações como a dermatologia clínica, responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças da pele. A cirúrgica realiza diferentes procedimentos para modificar ou remover a pele e o tecido celular subcutâneo. Essa se divide em cirurgia convencional, a criocirurgia, a eletrocirurgia, a quimiocirurgia e a laserterapia. A clínica estética atua na realização de procedimentos para manter a pele íntegra e com boa aparência.

Além dessas, a tricologia é especializada no diagnóstico e o tratamento das doenças dos cabelos e do couro cabeludo. A onicologia estuda as doenças relacionadas às unhas. A estomatologia previne, diagnostica e trata as doenças manifestadas na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular. A dermatologia laboratorial realiza os exames para confirmação de diagnósticos clínicos.

A pele

A pele é responsável por 16% do peso e, além de controlar o fluxo sanguíneo, regular a temperatura do corpo e o proteger contra ameaças externas. Ela é dividida em três camadas, a epiderme, a derme e a hipoderme.

A epiderme é a camada mais externa que envolve todo o corpo e protege o organismo do meio externo, além de evitar a saída de água e a entrada de substâncias e micróbios no organismo.

pele_1

A derme é a segunda camada da pele, onde as fibras de colágeno e elastina são produzidas, sendo responsáveis por deixar a pele firme e elástica, além de conter as terminações nervosas, responsáveis pelas sensações como a dor, frio, calor, pressão, vibração e prazer.

Por fim, a hipoderme é a camada mais profunda da pele, constituída por células de gordura que agem como isolantes térmicos que absorvem os choques e ainda acumulam energia para o desempenho das funções biológicas.

Câncer de pele

O sol é um dos maiores causadores das doenças de pele. Para evitá-las é recomendado o uso do filtro solar, até mesmo em dias nublados, onde 80% dos raios solares ultrapassam as nuvens e atingem a superfície.

O câncer de pele é a mais temida das doenças causadas pelo sol. No Brasil, cerca de 140 mil pessoas a possuem. Esse câncer se caracteriza pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele, formando lesões malignas de coloração rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também podem ter o aspecto de ferida não cicatrizada, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho.

cancer-de-pele-melanoma-300x225

Por existir diferentes tipos de cânceres, os tratamentos variam de acordo com cada um, porém, na maioria dos casos é indicado realizar cirurgia. As chances de cura são grandes quando é diagnosticado cedo, por isso, caso se perceba alguma das modificações citadas acima é muito importante que se procure um médico dermatologista.

Outras doenças relacionadas

Outras doenças também estão relacionadas à dermatologia. A acne é uma dermatose crônica com diversas fases e aparece em pessoas de idades diferentes, principalmente durante a adolescência. As causas podem variar entre genética, hormônios, hiperidrose sebácea, hiperqueratinização folicular, colonização bacteriana e liberação de mediadores inflamatórios da pele. Manifesta-se por meio de lesões inflamatórias, que aparecem principalmente na face, porém pode surgir, também, nos ombros e na porção superior do tronco.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa. Ela atinge tanto homens quanto mulheres, normalmente com menos de 30 anos ou com mais de 50 anos, porém, pode aparecer em qualquer fase da vida. A psoríase se caracteriza por manchas vermelhas, espessadas e descamativas que surgem em geral nas áreas como o couro cabeludo, cotovelos e joelhos, podendo se espalhar por toda a pele e também atingir as articulações.

Muitos dermatologistas estão utilizando a técnica de bioplastia na busca por melhores resultados, através do preenchimento para correção de cicatrizes e reposição volumétrica.

Para mais informações acesse dermatologista em São Paulo.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img