Dermaroller é o instrumento utilizado no tratamento de pele. O procedimento promove o rejuvenescimento da epiderme através a neoangiogênese, que aumenta o suporte nutricional e de oxigênio, e elimina os metabólitos e toxinas.
O Dr. Roller® consiste num rolo com microagulhas de aço cirúrgico de alta resistência. As agulhas possuem tamanho médio que variam entre 0,25 mm e 2,5 mm. Ao longo da sessão, elas penetram a superfície da pele diversas vezes até que as células reajam ao estímulo, melhorando a estrutura da epiderme por meio da indução da neocolagênese e neoangiogênese.
Desta forma, o Dermaroller promove o rejuvenescimento da pele através da formação de novos vasos sanguíneos, que promovem uma maior irrigação do tecido e aumentam o suporte de nutrientes e de oxigênio também. Esse processo faz com que haja uma maior e mais rápida eliminação de toxinas.
Após o tratamento com Dr. Roller®, ocorre uma melhora na textura da pele, atenuando cicatrizes, linhas de expressão, manchas, entre outros. O tratamento varia de três a seis sessões, com um intervalo de quatro a oito semanas entre ela. Seus resultados podem ser percebidos logo após a primeira consulta. Com o tratamento, o paciente pode ter a diminuição de rugas, cicatrizes, melanoses e problemas de pigmentação, uma vez que o estimulo na produção de colágeno e elastina é responsável pelo rejuvenescimento da pele. Alguns estudos apontam um crescimento dessas fibras em até 1000% passadas seis semanas do tratamento.
No entanto, o tratamento com Dermaroller não é definitivo. Para manter os resultados, é necessário tomar cuidados para a sua manutenção. O paciente pode optar por massagens, cremes e, ainda, medicamentos para tanto. Apesar de não causar lesões graves, o Dr. Roller® é contraindicado para pessoas com tendência a quelóides, dificuldades de cicatrização, com acne e piodermites.