Criado em 2013, o Programa Recomeço está ganhando continuidade. Com o objetivo de atender e tratar dependentes químicos e familiares, o projeto promove ações de prevenção, tratamento e reinserção social.
Mantido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e as Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Justiça e Defesa da Cidadania, o Programa Recomeço já conta com dois hospitais especializados na questão do crack, um em Botucatu e outro na Rua Helvétia.
Não só no atendimento à desintoxicação, os pacientes são amparados em questões sociais, recebendo moradia assistida, oportunidade de retorno ao emprego, unidades de atendimento e assistência jurídica. Ações como essas desenvolvidas no Programa Recomeço são disponibilizadas para que haja uma possibilidade real de reinserção dessas pessoas na sociedade.
O Programa Recomeço conta com uma rede de instituições credenciadas e, atualmente, já são 16 as regiões contempladas com os serviços – que já alcançam a marca 63.
No que diz respeito ao atendimento, o projeto dispõe do apoio da FEBRACT (Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas) e da SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento Medicina). No site do Programa Recomeço estão listados os locais que contam possuem o projeto.