A origem da palavra SPA, literalmente, acredita-se que venha da cidade belga de mesmo nome, que possui uma estância termal – um complexo turístico que visa desenvolver terapias por meio de águas minerais. No entanto, um SPA convencional não oferece apenas esse tipo de atendimento, mas também massagens, meditação e outros tipos de serviços.
Um Day SPA, em tradução livre, significa “dia de spa”, ou seja, é um espaço que oferece as experiências de um SPA, porém, sem pernoite. O Day SPA surgiu da necessidade de atender às demandas de pessoas que sofrem os efeitos do caos urbano. Fatores como estresse, carga excessiva de trabalho e busca por uma qualidade de vida melhor fazem com que a população procure com frequência esse tipo de serviço. Geralmente, esse tipo de atendimento inclui massagens, ofurô, tratamentos faciais ou a possibilidade de yoga e meditação. O tempo de um Day SPA pode variar de 1h a 6h de massagem e demais serviços que o pacote contratado possa oferecer.
Os tipos mais comuns de Day SPA concentram-se nas grandes cidades, geralmente em salões de beleza, uma vez que grande parte da população não tem tempo para se deslocar a locais mais afastados. Além disso, a vantagem de não precisar pernoitar é um grande diferencial em relação aos spas convencionais. O Day SPA também tem a utilidade de ser mais em conta do que se hospedar uma semana em um SPA ou contratar apenas um serviço. Esse tipo de tratamento tem como objetivo relaxar a mente e o corpo, além de melhorar o aspecto físico e estético através de sauna, massagens, boa alimentação, entre outros serviços.
Veja também Day Spa em Porto Alegre