No mercado de alto luxo, carros ficam parados ao menos por dois dias, são tratados como peças de museu e tudo está mais para um ateliê de customização. Para carros especiais… Oficinas especiais. Em São Paulo, os espaços revisão e manutenção de marcas de alto luxo são basicamente extensões de suas lojas, tudo é impecável, organizado e muito moderno.
Esqueça os serviços “fast-food”, daqueles prestados em horas contadas. Nos centros de montadoras “ultra premium” de customização, os carros ficam parados ao menos por dois dias e tudo está mais para um ateliê, na realidade.
Segurança na hora da customização
Placas cobertas para preservar a privacidade dos donos, as empresas de customização colocam uma manta de tecido para cobrir a lata e evitar qualquer arranhão, plásticos em volta dos bancos, volante, manopla do câmbio e puxadores e sistema “flashlight” para avisar que determinado carro é prioridade são exemplos de mimos destes locais em São Paulo. O maior desafio é atender aos padrões das fábricas, além da expectativa do cliente.
Na zona oeste da capital, existe a Via Itália, uma oficina que recebe veículos de grandes marcas. A empresa fica em um complexo de galpões com segurança 24 horas e sem qualquer letreiro.
A customização é um serviço reservado
Está longe dos olhos de curiosos, ainda que visitantes de outros galpões vizinhos estiquem o pescoço quando veem uma Ferrari entrando ou saindo dali. Por mês, cerca de 40 carros passam pelas mãos dos mecânicos.
Dependendo do diagnóstico que é feito, as empresas de customização dão um tempo para o serviço ser concluído.
Muitos carros chegam em guinchos ou ainda são trazidos por funcionários dos proprietários, enquanto os orçamentos são passados por e-mail e os pagamentos feitos por transferência bancária.
Parte dos equipamentos de manutenção são enviados pelas montadoras e algumas fazem exigências extras. A Lamborghini, por exemplo, demanda que o espaço de customização de suas unidades tenha um elevador pintado na cor preta, um banner com a logo da marca e um conjunto de móveis padrão, que vem diretamente de Sant´Agata Bolognese, onde os carros são montados.