maio 06, 2014 Comportamento
A bebida alcoólica esta cada vez mais fazendo parte da vida dos jovens e cada vez mais cedo. O ibope efetuou uma pesquisa para o Governo do Estado de São Paulo, que apontou o inicio de contato com bebidas alcoólicas dos jovens em média dos 13 anos de idade.
O diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas e Álcool e outras Drogas, Ronaldo Laranjeira, afirma que 6% de toda bebida utilizada no Brasil é usada por menores de 18 anos. Em média 45% dos paulistas entre 12 e 17 anos já ingeriram bebida, e 18% bebem ao menos uma vez por semana.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde dos Adolescente, da Secretária do Estado da Saúde e ginecologista Albertina Duarte, diz que a participação de meninas nessas pesquisas é espantosa. Uma pesquisa feita por ela com pacientes do Hospital de Clínicas na década 90, apresentava que 15% da jovem garotas assumiam o consumo de álcool.
Informações da Casa do Adolescente em 2011 mostra que em torno de 80% dos adolescentes com menos de 18 anos já usaram álcool. É comum os casos de estudantes serem flagrados em estado de embriaguez nos colégios da capital Paulista.
A educadora educacional do ensino médio da unidade Perdizes do Colégio Pentágono e coordenadora pedagógica, comenta que esta é uma geração que bebe muito, principalmente cerveja e uísque.
Em relato a coordenadora do programa de prevenção ás drogas e orientação sexual do Colégio Bandeirantes, Maria Estela Zanini, diz que causa preocupação, porque os portões ficam abertos para alunos do ensino médio, e existem muitos bares próximos. E que diversas vezes, alunos voltam trazendo o amigo que ficou bêbado para os orientadores da escola resolverem o problema.
Fonte: Veja SP