As rugas são resultados da contração da musculatura repetida ao longo dos anos. Elas são classificadas de acordo com suas características, sendo divididas em três: rugas primárias, secundárias e terciárias.
As rugas primárias constituem-se por uma depressão simples que interrompe a uniformidade da superfície cutânea pela diminuição da camada hipodérmica ou por atrofia dérmica.
As rugas secundárias são continuações das primárias, onde a troca de fase é variável e depende de cada indivíduo, acentuando a profundidade inicial.
Já as rugas terciárias têm sua aparição tardia, sendo causada pela ptose cutânea (queda ou deslocamento). É verificada em uma pele que perdeu sua elasticidade e tonicidade em decorrência do peso do tecido, ou seja, por flacidez, causando o deslocamento em queda da pele na face.
As rugas de expressão são caracterizadas pela acentuação permanente das pregas da face. Os exemplos são os famosos “pés de galinha”, pequenas rugas no ângulo externo do olho, e as pequenas rugas peribucais (em torno da boca) que tornam difícil a maquiagem nos lábios.
Os sulcos são posteriores ao afrouxamento cutâneo-muscular, por alteração da derme-hipoderme e ação da gravidade. O queixo duplo é um exemplo desse caso. Os sulcos nasogenianos ocorrem quando a queda do tecido gorduroso contribui para a acentuação dos sulcos, do nariz aos lábios.
O envelhecimento das mãos acontece igualmente como no rosto, pois trata-se de uma área com grande exposição ao sol. Pelo fato de o cuidado com as mãos ser menor do que com o rosto, essa parte do corpo acaba sendo mais danificada. Os recursos para o tratamento das mãos são os mesmos da face, sendo utilizados cremes, implantes, laser e peeling.
Tipos de envelhecimento e aparecimento das rugas
Existem dois tipos de envelhecimento e causas para o aparecimento das rugas. São eles, o envelhecimento intrínseco, que é esperado, previsível, inevitável e progressivo; e o extrínseco ou fotoenvelhecimento, causado pela exposição exagerada e continuada ao sol. A pele, nesse caso, apresenta precocemente, alterações comuns ao envelhecimento natural.
Tipos de rugas
As rugas faciais são uma das mais visíveis alterações provocadas pelo fenômeno fisiológico do envelhecimento cutâneo, sendo esse fenômeno irreversível e evolutivo. Esse fator nem sempre reflete a idade cronológica do indivíduo, sendo um reflexo da idade biológica.
O envelhecimento celular é acelerado pela influência do meio ambiente, de modo que, numa mesma pessoa, a pele apresente diferenças entre áreas mais cobertas pela roupa, sendo mais preservadas, em contraste com áreas mais expostas ao sol, mais envelhecidas por causa da ação cumulativa das radiações solares.
Tratamentos para as rugas
Atualmente, são diversas as opções de tratamento para as rugas. Existem técnicas que promovem a formação do colágeno, o estímulo para a formação de elastina, substâncias de preenchimento, paralisantes e, ainda, substâncias que promovem a contração muscular da pele, diminuindo as rugas através da melhora da “tensão”.
Tratamentos clínicos indicados para o tratamento das rugas
Cremes: São substâncias antioxidantes, como os ácidos retinóicos e demais ácidos. Existem, também, substâncias precursoras de colágeno, em fórmulas e concentrações recomendadas por especialistas das áreas de dermatologia e estética.
Peeling: É feita a aplicação de substâncias químicas no tratamento para rugas, provocando a descamação da pele, amenizando o aspecto das rugas.
Dermoabrasão: Utiliza-se um instrumento rotativo-abrasivo. Ocorre um lixamento mecânico da pele, diminuindo a aparência das rugas.
Implantes: Substâncias de preenchimento para o tratamento de rugas e sulcos. São utilizados o ácido hialurônico e o colágeno.
Botox: Por meio desse processo, o músculo que causa as rugas é relaxado temporariamente, ou seja, o tratamento de rugas com Botox ocorre por meio da imobilização da ruga indesejada.
Tratamento a laser: É realizado por meio de um feixe de raios aplicados na pele, vaporizando as rugas.
Lifting facial: Levantamento cirúrgico da face que provoca uma melhora na consistência facial, diminuindo as rugas.
Blefaroplastia: É uma plástica nas pálpebras, sendo uma alternativa para tratar as rugas.
Bioplastia: Com a bioplastia é possível realizar o preenchimento de rugas, de modo a tratá-las de forma definitiva. Esse preenchimento pode também ser realizado com materiais absorvíveis pelo organismo, como o ácido hialurônico, com durabilidade de aproximadamente dez meses.
Para mais informações acesse Tratamento para Rugas
Links úteis:
Tratamento para Rugas em São Paulo