jul 30, 2014 Bem Estar, Estética, Saúde
A depilação é uma prática que está cada vez mais comum entre as mulheres. Hoje, até mesmo crianças e adolescentes estão se preocupando com a presença de pelo nas mais diversas partes do corpo. Por isso, é muito importante que meninas e mulheres estejam informadas sobre os diferentes tipos de depilação para que, assim, saibam escolher a técnica mais adequada para suas exigências.
Entre os métodos temporários estão:
Pinça – considerada uma das técnicas mais caseiras e precisas, a pinça retira um pelo por vez. Por arrancar o fio pela raiz, a sua durabilidade pode ser de até uma semana. É comum achar um pouco dolorido, no início. Porém, com o tempo, a pele acaba acostumando. Não se aconselha a sua utilização em áreas com grande quantidade de fios.
Lâmina – considerado o método mais barato, prático e indolor, a lâmina corta os pelos bem rentes à pele e, por não retirar as raízes, os fios acabam crescendo logo. Além disso, seu uso contínuo pode ocasionar em manchas e escurecimento das regiões depiladas.
Depilador Elétrico – por ser um aparelho elétrico com um sistema de pinças giratórias, esse depilador é um dos métodos mais doloridos, já que arranca os pelos pela raiz. Dentre os pontos positivos estão os resultados bastante eficazes, a boa durabilidade e menor possibilidade de irritação da pele. — É um método indicado para áreas extensas como pernas e peito, mas não recomendável para áreas mais densas em pelos, como virilhas e axilas.
Aparador Elétrico – muito utilizado por homens para fazer a barba, esse método conta com um sistema formado por navalhas e, assim, os fios são cortados rentes à pele. Por causa disso, o aparelho não provoca dor, mas possui pouca durabilidade.
Depilação com Linha – por ser pouco agressiva (não causa cortes, inflamações ou queimaduras), essa técnica é aconselhada para pessoas que com a pele sensível. No entanto, é uma técnica bastante dolorosa. E que tem longa durabilidade.
Cera – apesar de causar muita dor, a depilação com cera tem uma boa duração e eficácia. Por ser muito comum entre as mulheres, essa técnica utiliza-se de uma mistura de limão e mel. Quando usada fria, pode ser aplicada em casa; quando quente, é aconselhado a procura por um especialista, uma vez que não é tarefa fácil encontrar a temperatura correta da cera, podendo provocar, inclusive, queimaduras .
Creme depilatório – se usado corretamente, essa técnica pode ser uma boa opção de depilação prática e indolor, porém, de pouca durabilidade. É indicado se use em regiões onde há pouca ocorrência de pelos.
Entre os métodos permanentes estão:
Depilação a laser – no geral, esse método é mais eficaz para qualquer tipo de pele. Por destruir o folículo capilar e inibir o seu crescimento, a depilação a laser remove cerca de 90% dos fios. A quantidade de sessões varia de acordo com o tipo de pele de casa pessoa e com a área a ser depilada. Esse tipo de depilação só é oferecido em clínicas especializadas e necessita de manutenção semestral.
Depilação a luz pulsada ou Fotodepilação – nessa técnica é utilizada uma luz pulsada de baixa intensidade que tem o propósito de enfraquecer o pelo. Nesse caso, se aconselha que haja maior manutenção das regiões depiladas e que os pelos sejam raspados antes de cada sessão.