ago 10, 2015 Notícias
Complexo Cultural de Itaquera deverá ser entregue à zona leste em 2018. Espaço deve ter teatro com 800 lugares, cursos e especializações em arte e cultura e um centro de incentivo à matemática e às ciências, com midiateca e exposições temporárias.
Em mais uma iniciativa para desenvolver a zona leste, região que abriga 4 milhões de pessoas, o prefeito Fernando Haddad cedeu por 99 anos um terreno entre as avenidas Professor Engenheiro Andervan Machado e Miguel Inácio Curi para o Sesi e Senai. O espaço ao lado da Arena Corinthians e da estação Corinthians-Itaquera do metrô tem mais de 40 mil m².
O Complexo Cultural de Itaquera integrará o Polo Institucional desenvolvido na região. Atualmente já existem uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) e uma Etec (Escola Técnica Estadual) no local. Um projeto foi encaminhado a Câmara para a construção de duas escolas no local: uma de ensino fundamental e médio do Sesi para 1.500 alunos e outra de cursos profissionalizantes e técnicos do Senai com até 20.000 matrículas por ano.
Segundo o projeto do Complexo Cultural de Itaquera, o prédio terá acessibilidade e recursos de sustentabilidade, como reuso de água, eficiência energética e telhado verde. Além disso, o palco reversível do teatro permitirá atender outras 1.500 pessoas ao ar livre. A previsão é que sejam investidos R$ 32 milhões.