As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante a noite, após exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não tem condicionamento físico adequado ou que possuem condições clínicas como hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) ou pouca oxigenação.Também podem ser causadas por fatores como desidratação, fraturas ósseas, alterações metabólicas como diabetes e hipotireoidismo, alcoolismo, sedentarismo e uso de alguns medicamentos.
Durante o exercício físico, os músculos demandam por grande quantidade de energia na forma de glicose. Depois de algum tempo de prática, eles gastam suas reservas e passam a utilizar outros meios para gerar a energia necessária. Isso faz com que ocorra a produção de uma substância chamada ácido lático, que pode causar dores musculares e levar a cãibras.
Visto que a banana é uma fruta rica em potássio, carboidratos (glicose) e água, ela repõe alguns nutrientes, hidrata e fornece energia para os músculos. Dessa forma, a história de que a banana impede as cãibras só serve quando estas forem induzidas pelo exercício físico.
Assim, quando as cãibras forem causadas por outros motivos, a fruta não auxilia a evitá-las, caso não seja acompanhada de outras medidas, como sessões de alongamentos realizadas antes e após exercícios, boa hidratação e consumo de alimentos ricos em magnésio, como vegetais de folhas escuras.