jan 29, 2014 Notícias
O Cine Belas Artes (Rua da Consolação, 2423), que se tornou símbolo da luta pelos cinemas de rua e espaços culturais em geral, deve voltar em maio com o nome de Cine Caixa Belas Artes. Fundado em 1943 com o nome de Cine Ritz, o local foi fechado em 2011 por problemas de financiamento e tombado em 2012 pelo Condephaat.
O anúncio foi feito em encontro aberto pelos atores Alessandra Negrini e Marcelo Médici. A reabertura partiu de um movimento popular e acabou envolvendo a Secretaria Municipal de Cultura e a Caixa Econômica Federal. Quem assume o comando é, novamente, André Sturm, dono do cinema e diretor executivo do Museu da Imagem e do Som.
“Podem ficar tranquilos, o Noitão vai voltar”, declarou Sturm relembrando as sessões que viravam a madrugada.
O foco em produções internacionais não-hollywoodianas agora dividirá espaço com o emergente cinema nacional. Estão previstos ingressos 20% mais baratos e desconto de 10% em pipocas e refrigerantes, o abatimento nos valores é relativo aos preços praticados pelos outros cinemas da Avenida Paulista.
Assim como nos protestos de 2013, ficou claro a força da população em mais esta conquista: “Eu me sinto menos prefeito e mais um signatário desse abaixo-assinado que vocês organizaram”, disse o prefeito Fernando Haddad, referindo-se às assinaturas coletadas pelo Movimento Cine Belas Artes para a restauração do espaço.
A parceria do Movimento Belas Artes com a prefeitura ainda deve transformar a região compreendida entre a Consolação e a Paulista em um “corredor cultural”. A esquina onde fica o cinema também passará por revitalização, incluindo a passarela subterrânea.