fev 04, 2015 Notícias
A cidade de São Paulo registrou 1.304 casos de dengue apenas entre os dias 4 e 24 de Janeiro. O número representa quase o triplo das 495 ocorrências confirmadas no mesmo período do ano passado.
Os dados da Secretaria Municipal da Saúde informam ainda que apesar de 120 dos casos de dengue terem sido adquiridos no município, contra 45 de 2014, não há registro de febre chikungunya, uma doença similar a dengue transmitida pelo mesmo mosquito Aedes aegypti, mas que causa dores nas articulações que podem durar mais de seis meses.
De acordo com a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), o aumento dos casos está relacionado com o acúmulo de água limpa sem proteção, armazenada para reduzir os prejuízos da crise hídrica. Todavia, os números de casos de dengue têm picos seguidos de redução, em ciclos que duram em média três anos. Em 2010 o município teve 5.866 infectados, número que voltou a subir em 2014, pela própria evolução do transmissor e do vírus. O Estado de São Paulo como um todo registrou no ano passado 193.636 ocorrências, enquanto a capital paulista teve 28.995 contaminações originadas na própria cidade. Para este ano a Prefeitura estima que São Paulo seja responsável sozinha por cerca de 90 mil casos de dengue.
Na tentativa de reduzir a estimativa do aumento de casos de dengue, o trabalho de 2.500 agentes de zoonoses municipais foi reforçado com visitas particulares, grupos de orientação e ações de combate nos locais mais povoados da cidade de São Paulo. Com a ajuda das subprefeituras, os agentes lembram que o risco de abrigar focos de dengue é grande mesmo com a falta de água. Qualquer acúmulo de água limpa em recipiente aberto, por menor que seja, quando exposto ao calor, é um potencial berçário de mosquitos.
Além de cuidados básicos para reduzir casos de dengue, como evitar deixar água parada em baldes e potes, a secretaria também recomenda atenção especial em plantas que acumulam água, guardar pneus em locais cobertos, manter caixas d’água fechadas com tampas sem rachaduras ou cobertas por telas tipo mosquiteiro.