set 11, 2015 Notícias
Centro Dia para idosos oferece cuidado pessoal no Bom Retiro. Objetivo é favorecer atenção à terceira idade durante o dia, período em que a maior parte da família está fora de casa. No local são realizadas diversas atividades de convivência na comunidade e em domicílio, evitando o isolamento e ampliando cada vez mais as relações sociais.
Segundo o planejamento da Prefeitura, até 2016 outros 14 Centros Dia devem ser implantados em toda a capital. Os equipamentos contam com sala de descanso, auditório, refeitório, sala de ginástica e de terapia ocupacional. Entre as atividades estão trabalhos manuais como bijuteria, tricô e crochê e atividades lúdicas como aulas de dança, história da arte, coral, jogos de tabuleiro, carteado, leitura, rodas de conversa, palestras e vídeos.
Com capacidade para 30 idosos, o Centro Dia oferece de segunda a sexta uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, assistente social, psicólogo, terapeutas ocupacionais, cuidadoras, enfermeiras, professor de educação física e fisioterapeuta. Os idosos atendidos são selecionados de acordo com o grau de vulnerabilidade social e a situação de saúde, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Sé e pela Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi) Sé.
O Centro Dia do Bom Retiro é administrado em parceria com a organização não-governamental União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes). Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e de acordo com a situação familiar e de saúde do idoso oferece transporte diário entre a residência e o centro.
Quem quiser se candidatar a uma vaga no Centro Dia de sua região deve procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Mais informações consulte o Guia de Orientações técnicas para o Centro Dia ao Idoso.