O Centro Cultural São Paulo começou a ser construído no final da ditadura militar, sendo bastante discutido na mídia devido a seus conceitos inéditos como a integração e multidisciplinaridade e alguns problemas técnicos, já que necessitava de muitas inovações arquitetônicas. Para a sua composição foi necessária uma estrutura complexa, utilizando concreto armado e ferro.
Foi inaugurado no dia 13 de maio de 1982 com o intuito de fornecer um espaço útil para toda a população, com os mais variados gêneros e estilos. Houve ainda a lei de criação do Centro Cultural São Paulo, promulgada no dia 6 de maio de 1982, que estabelecia as funções e atividades do local.
As funções do Centro Cultural São Paulo, estipuladas pela lei, eram: “Planejar, promover, incentivar e documentar as criações culturais e artísticas; reunir e organizar uma infraestrutura de informações sobre o conhecimento humano; desenvolver pesquisas sobre a cultura e a arte brasileiras, fornecendo subsídios para as suas atividades; incentivar a participação da comunidade, com o objetivo de desenvolver a capacidade criativa de seus membros, permitindo a estes o acesso simultâneo a diferentes formas de cultura; e oferecer condições para estudo e pesquisa, nos campos do saber e da cultura, como apoio à educação e ao desenvolvimento científico e tecnológico”.
Atualmente, ele é referente a um espaço para cultura e convívio subordinado à Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo, que recebe o seu público em quatro pavimentos, com bibliotecas, espetáculos de cinema, música, dança e teatro, exposições, palestras e debates e arquivos históricos. O projeto do Centro Cultural São Paulo foi executado pelos arquitetos Eurico Prado Lopes e Luiz Telles, sendo considerado um dos mais significativos até hoje realizados em São Paulo.
Serviço Centro Cultural São Paulo:
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo, 01504-000
Telefone: (11) 3397-4002
Estação do metrô: Vergueiro
De terça a sexta: 10h – 20h
Sábado e domingo: 10h – 18h