O Centro Cultural Banco do Brasil constitui um importante sentinela na vitalidade da cena cultural de São Paulo. Sua programação voltada para a educação ajudou a aproximar e fortalecer a relação do paulistano com o centro da cidade.
Sua sede em São Paulo está situada em uma construção que data de 1901, porém foi adquirida pela instituição somente em 1923. Após reforma realizada em 1927 e projetada pelo arquiteto Hyppolyto Pujol, tornou-se a primeira unidade do Banco do Brasil na capital paulista.
Esta reforma contou com um cuidadoso critério para manter os elementos originais de modo a conservar os traços que caracterizam a arquitetura de cinco andares, um subsolo e um mezanino. Hoje, este belo prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico e Turístico de São Paulo e pelo Departamento do Patrimônio Histórico da cidade.
Sua área corresponde a 4.183 m², com salas de exposição, teatro, cinema, auditório, loja e cafeteria. A eleição deste prédio foi de acordo com a preocupação do Banco do Brasil em, não somente preservar, como também revitalizar a área central, uma região que recebe diariamente cerca de um milhão de pessoas.
O espaço recebe diversas formas de manifestações artísticas, com a música, as artes plásticas, o cinema, a dança, a literatura, o teatro e diversos programas de cunho educativo.
Serviço Centro Cultural Banco do Brasil:
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112. Centro, São Paulo, SP. Cep: 01012-000.
Telefone: (11) 3113-3651/3652
Horário de funcionamento: quarta a segunda, 10h às 22h e fechado às terças-feiras.
Site Oficial